ACIR Rolândia         acirrolandia         (43) 3256-1063         acerolandia@cacinp.org.br
            (43) 3256-1063           Acessar o Webmail

Certificados digitais emitidos com agilidade

21/05/2019    |    15h03    |    Economia    |             

 

   O Ponto de Atendimento Certisign, que fornece certificados digitais para os rolandenses e faz parte da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), foi reconhecido pela agilidade e eficiência em seu atendimento. O ponto rolandense ficou entre os cinco do Paraná com o menor índice de retrabalho, que foi de somente 9%. Isso quer dizer que somente 9 em cada 100 pessoas/empresas atendidas precisa refazer algo em seu primeiro atendimento para conseguir seu certificado.

   Entre os pontos da região da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Norte do Paraná (Cacinp), o PA Certisign rolandense ficou em primeiro lugar, tendo a menor índice de retrabalho entre 33 municípios da região.  O índice de retrabalho no Paraná é de 38%. “Nem em todos os retrabalhos o cliente precisa voltar, mas isso implica que o certificado não vai sair dentro do tempo programado, o que afeta a qualidade do serviço”, justificou Fernando Antonio Dionisio, agente de registro do PA de Rolândia.

   A média de atendimento no local é de 30 a 40 minutos. Depois da validação que é feita no PA, o pedido vai para a central de verificação, que dá retorno pela aprovação do certificado também em cerca de meia hora. “Esse tempo que o cliente deixa a sua empresa para vir aqui precisa ser bem aproveitado, queremos que ele venha uma única vez e já saia com o certificado aprovado”, ressaltou Fernando. Dependendo do tipo de certificado, ele pode chegar no e-mail da empresa depois de 30 minutos da verificação ou ser emitido no mesmo dia pelo Ponto. A renovação do certificado é necessária a cada 12 meses. A média rolandense é de 97 atendimentos por mês.

   O agente recomenda que os empresários conversem com seu contador para que ele oriente qual é o tipo de certificado mais adequado para sua necessidade. “A partir disso, é só entrar no site da ACIR e clicar no banner de certificado digital e ver as opções de certificados”, explicou Fernando. Após escolher seu certificado, a pessoa deve prosseguir com a compra online e a lista de documentos necessários para a emissão será enviada no email cadastrado.

   O agendamento do atendimento também é feito pelo site e, no horário marcado, o empresário deve ir até a ACIR (Av. Tiradentes, 555) com os documentos em mão. “O certificado digital é sua representação no meio digital, o que dá validade e fé no meio eletrônico. Para pessoas jurídicas, que tem CNPJ, esse é o meio para se conectar ao governo, mandar guias de funcionários pela Caixa Econômica”, esclareceu o agente.