Doces Expectativas: Páscoa movimenta o Comércio de Rolândia

28/03/2018    |    16h04    |    Campanhas    |

No próximo domingo, 01 de Abril, será comemorada a Páscoa. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a data deve movimentar R$ 2,2 bilhões em 2018 e registrar um crescimento de 3,5%. Se a previsão se confirmar, será a maior variação de vendas desde 2013. Ainda conforme o CNC na Páscoa do ano passado, houve um pequeno crescimento, de 1,1%, depois de dois anos seguidos no vermelho por causa da recessão. Os cálculos desta pesquisa, se basearam no desempenho do comércio na data, nas projeções de crescimento de vendas do varejo para este ano e no comportamento dos preços de uma cesta de Páscoa.

E em Rolândia, também houve melhora seguindo a pesquisa nacional?

Conforme relatado por vários associados da ACIR que trabalham com produtos relacionados ao período de Páscoa, o ano de 2018, apresenta sim um quadro economicamente mais positivo. Além disso, os empresários também contaram qual é o impactado, a preparação, a rotina e as vendas, para
eles na Páscoa.

Planejamento antecipado

O empresário André Liberatti Baço e Guilherme Henrique Bertocchi, são sócios da loja “Cia das Festas”. André que atualmente se encontra na direção do estabelecimento conta que a preparação para a Páscoa, começa muito antes da chegada da data. “Começamos a comprar forminhas, chocolates e demais produtos, já nos meses de outubro e novembro, para até o final de dezembro, tudo já estar em estoque” explica André. O diferencial da loja é que eles também atuam com vendas online. “Além do aumento de vendas na loja física, tanto durante a páscoa como em demais épocas, as saídas dos produtos no e-commerce também cresceram consideravelmente” afirma.

Aprendendo e empreendendo

A empreendedora Maria Carolina Chiarelli Rodrigues, proprietária da “Maria Maria Doceria” explica que esta será a primeira Páscoa da loja. “Estamos indo para dez meses de funcionamento, e desde a inauguração eu soube que as principais datas seriam o Natal e a Páscoa” conta. Maria também afirma que o natal serviu para que ela aprendesse a lidar com diversas situações que acabam surgindo, nestas ocasiões. A novidade na doceria, foi levar o sabor dos bolos servidos no estabelecimento para os ovos de chocolate. “Além disso, eu também comecei a confeccionar ovos de páscoa exclusivos, com os recheios preferenciais de cada cliente” ressalta.

A importância das parcerias

A confeiteira e empresária Noeli Borges da “Abeille Gourmet” que nasceu informalmente em 2009 e foi formalizada em 2017, explica que sempre batalhou pela venda direta, porém, a empresa passou a contar com parceiros que revendem os produtos em seus restaurantes e cafeterias. Falando
exclusivamente de Páscoa, Noeli afirma que mesmo de modo tímido, houve sim uma melhora nas vendas e no próprio cenário econômico. “Nesta Páscoa conseguimos grandes parceiros que superaram as expectativas para a data” conta. A empreendedora também revela que tem investido muito em orientações, palestras e cursos junto a ACIR e ao SEBRAE. “Estou sempre buscando melhores maneiras de desenvolver o marketing de nossa empresa, destacando a importância do produto artesanal e mostrando a qualidade e o diferencial que possuímos” conclui.

Oportunidade de renda extra

Expandida há dois anos a loja “Armazém das Embalagens” também está em ritmo acelerado nesta Páscoa. A proprietária, Cristiane Watthier, explica que o volume de vendas nesta época é impressionante, e que para ela, a data ganha até mesmo do Natal. “Acredito que este fator se dá por conta das pessoas que enxergam na Páscoa, uma oportunidade de obter uma renda extra, confeccionando os próprios produtos e os vendendo” conta. Segundo Cristiane as mercadorias campeãs de venda são as barras de chocolates e as formas. Para a empresária a expectativa para este ano é grande, maior do que a do ano passado. “Esse ano eu dobrei a compra de produtos do estoque da loja, para que não falte opções variadas e atrativas para os consumidores. Estou na esperança de vender todos eles” afirma.

Pesquise e compre em Rolândia

A loja “Doce Sonho Decorações” localizada na Vila Oliveira, também está preparada, e cheia de opções de produtos relacionados a Páscoa. A proprietária, Eliane Corcini, estava em viagem e na ocasião quem explicou sobre o funcionamento e a rotina de vendas, foi a colaboradora Elisa Santana, que é Auxiliar de Serviços gerais do estabelecimento. “Em geral, no começo do mês algumas pessoas nos procuram muito para fazer os orçamentos. Mas na última semana, o fluxo aumenta bastante e os clientes vem decididos a comprar” explica. Ainda segundo a mesma, os consumidores que comprar no comércio local só tem a ganhar. “Em Rolândia existe um trabalho parceiro entre os comércios. Se existe algum produto aqui que esteja em falta, não negamos em indicar outra loja. Este é um dos muitos benefícios de se comprar em Rolândia, o companheirismo dos concorrentes em prol ao cliente” finaliza.

Texto e fotos: Naryara Afonso