ACIR Rolândia         acirrolandia         (43) 3256-1063         acerolandia@cacinp.org.br
            (43) 3256-1063           Acessar o Webmail

Codese elegeu sua Presidência

15/01/2020    |    19h29    |    Outras    |             

    Uma Assembleia Geral Extraordinária do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Rolândia) elegeu a sua Mesa Diretora que tem José Carlos Salgueiro na presidência, Arlindo Armacollo como vice-presidente e Alexandre Farina como secretário. A eleição, por aclamação, foi realizada no auditório da ACIR (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia) na noite de terça-feira (14). A assembleia foi conduzida por Márcio Lopes do Carmo, presidente da ACIR, e contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre elas, vários dos diretores da Plenária do Codese, eleitos pelo prefeito Luiz Francisconi Neto (25 membros e 25 suplentes).

    A Mesa Diretora coordenará e direcionará os trabalhos do Codese e a Plenária, com um mandato de três anos (a partir da segunda Mesa eleita será de dois), sem direito à reeleição do presidente. Empossado como presidente, Carlos Salgueiro afirmou que o principal objetivo do Conselho é apresentar um planejamento para a cidade de Rolândia para os próximos 14 anos, ou seja, até 2034. Para isso, um Master Plan (Plano Máster) já está sendo elaborado e será apresentado à comunidade ainda no primeiro semestre deste ano.

    “Este Plano Máster será levado para os candidatos a prefeito de 2020, e aos que estiverem no cargo posteriormente. Neste sentido, o Codese terá o papel de orientar as diretrizes para o município de Rolândia nos próximos anos. Independentemente das mudanças que houver na gestão pública, o Codese estará com os gestores e com as diretrizes exatas para o município poder seguir no caminho planejado”, explicou o presidente. “É claro que cada prefeito pode quere fazer do seu jeito e seus ajustes, mas que a estrada esteja na mesma direção”, ressaltou Salgueiro.

 
  Entenda o Codese
    O Conselho surgiu em meados de abril de 2018 por iniciativa de alguns empresários de Rolândia, em parceria com a ACIR. Ele foi organizado nos moldes do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, pioneiro na região Norte do Paraná e referência em todo o país, e também, com referências de Foz do Iguaçu.

    O Codese tem caráter opinativo e consultivo, sem finalidade político-partidária e religiosa, para formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico, atuando nos termos da lei aprovada e do regimento a ser formulado e aprovado pelo próprio conselho.

    O projeto de lei do Codese teve todo o trâmite de criação e montagem chancelado pela ACIR, idealizadora do Conselho. Na prática, o Codese está em formação desde o último trimestre de 2018. A partir de maio do ano passado, estabeleceu-se como um núcleo dentro da Associação Comercial e já possuia cinco câmaras técnicas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR