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1º Workshop sobre Compras Públicas expõe oportunidades e ferramentas aos empresários

25/09/2020    |    14h55    |    Eventos    |             

Realizado de forma online, a primeira edição das capacitações previstas para empresários que pretendem atuar em Compras Públicas trouxe informações sobre o assunto e sobre o decreto municipal recém-aprovado que orienta a prática no município.

Ministrada pelo especialista em Compras Públicas e advogado, Mauro Anici, a primeira palestra sobre o tema para empresários de Rolândia explicou sobre os principais moldes de licitações e os benefícios em vender para o setor público. Entre eles estão a possibilidade de expandir as vendas para todo o território nacional, um impulso nas vendas especialmente em períodos de crise e, na prática, tem-se um novo cliente com custo menor de publicidade, por exemplo.

 

Apesar de a Prefeitura ser o principal comprador de bens e serviços para cumprir suas funções, o consultor lembrou que os compradores podem ser vários outros, por exemplo a Câmara de Vereadores, as universidades públicas, o exército, órgãos do Poder Judiciário e muitos outros que têm sedes na nossa região. Foi lembrado também que a partir da lei de Responsabilidade Fiscal (de 2000) a administração pública tem o dever de cumprir com o pagamento contratado, sob pena de responsabilização pessoal do gestor público, uma forma de garantia para o vendedor receber pelo que entregou ao órgão comprador.

 

FERRAMENTAS

Anici mostrou as ferramentas já existentes que auxiliam as empresas a acompanhar as licitações, como sites e plataformas específicas para empreendedores que desejam estar informados sobre esses processos. É uma forma de gerar um planejamento interno para entrar em processos licitatórios, inclusive porque muitos deles costumam se repetir anualmente e o empresário tem a chance de aprender sobre esta periodicidade.

 

Entre os participantes a impressão inicial foi boa e muitos demonstraram interesse em seguir com a consultoria de 2 horas oferecida pelo especialista para melhor direcionamento das dúvidas. Para Cristiane Watthier, do ramo de embalagens, fomentar negócios para sua empresa é importante e por isso fornecer ao setor público pode ser uma boa opção. “Achei que foi interessante para termos uma visão geral do tema e aprender meios pelos quais podemos procurar mais informações sobre o assunto. Essa iniciativa foi ótima”.

 

O empresário do ramo de papelaria, Vitor Calizotti, também está interessado em continuar com a formação: tanto com a consultoria específica, como para os próximos treinamentos que serão ofertados. “A parte das plataformas de cadastramento, que podem nos manter informados sobre as licitações e outras formas de receber essa comunicação foi nova pra mim, realmente não conhecia”, explica o empresário.

 

PRÓXIMO CURSO

A próxima formação na área será oferecida em 1º de outubro, também no formato online com mais detalhes sobre cadastramento e regularização de documentos exigidos para atuar em Compras Públicas. Em breve o horário e outros detalhes serão confirmados pelas redes sociais e site da ACIR. Todos os microempreendedores, individuais ou pequenas empresas estão convidados, já que são o foco do Programa Compra Rolândia.


Comunicação ACIR - Associação Comercial e Empresarial de Rolândia