ACIR e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Na última sexta-feira (15), foi realizada em Rolândia a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento é realizado anualmente.
O encontro sediado no Centro Cultural Nanuk apresentou discussões sobre políticas públicas para garantir mais acessibilidade, financiamento e inclusão da população com deficiência. O objetivo é melhorar o atendimento destas pessoas para sua integração na sociedade.
Houve uma apresentação cultural dos alunos da APAE de Rolândia e também a palestra da professora de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, Liana Lopes Bassi, que entre outra funções, é servidora aposentada da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora no CRESS (Conselho Regional de Assistência Social) seccional Londrina.
PAPEL DA ACIR
A ACIR é parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPPD) como representante da sociedade civil. O Conselho no município é formado por membros indicados pelo Executivo Municipal e por outros representantes da Sociedade Civil eleitos.
A Associação atua no Conselho de Rolândia auxiliando com as demandas a serem repassadas ao comércio local, tais como: Incluir na discussão de vagas de estacionamento da região central a reserva para os cadeirantes. Outra atuação relevante é o fomento à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho local e, mais recentemente, um tema importante para acessibilidade não só de pessoas com dificuldade de locomoção para toda a população: o uso das calçadas para colocar banners e outros cartazes promocionais no espaço de circulação das pessoas.
As reuniões do CMDPPD em Rolândia são mensais e a Conselheira representante da ACIR atualmente é a gerente-executiva, Tatiana Figueiredo Correa, e uma vaga suplente é ocupada pelo presidente, Fábio Fernandes da Silva.
Fotos: APAE Rolândia e Jornal de Rolândia
#direitospcd #pessoacomdeficiencia #inclusaosocial #acessibilidade #assistenciasocialrolandia