ACIR e os Conselhos Municipais: No Trânsito a ACIR também está representada

O Conselho Municipal de Trânsito de Rolândia conta com a participação de um representante da Associação Comercial e Empresarial em Rolândia, o empresário Valdecir Bertoncello, proprietário da Elisabeth Modas.

Valdecir Bertoncello, proprietário da Elisabeth Modas

As atividades do Conselho contemplam análise de demandas da comunidade ou de entes públicos, como a Câmara Municipal, relativas ao trânsito na cidade. São também analisadas as solicitações do próprio poder executivo municipal, sejam mudanças de mão no tráfego de ruas ou implantação de quebra-molas ou rotatórias, por exemplo.

O tema mais debatido e que há mais tempo aguarda por uma solução no quesito trânsito é o estacionamento rotativo para a cidade. A quantidade de carros aumentou muito e os espaços nas ruas não comportam mais um sistema sem uma regulamentação ou fiscalização. A ACIR acompanha de perto o tema, já que tornou-se um problema e impacta diretamente a rotina dos empresários, impedidos de oferecer a chance de estacionamento aos cliente perto de suas lojas. Podendo inclusive dificultar as vendas e prestação de serviços.

APROVADO ÓRGÃO MUNICIPAL
A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) publicou portaria em 13 de outubro aprovando a criação do Departamento Municipal de Trânsito em Rolândia, demanda feita pela Prefeitura para que se estabeleça o órgão de fiscalização e de gestão dos assuntos de trânsito na cidade. Este é o primeiro passo para que um sistema de trânsito rotativo seja finalmente implantado na cidade.

O diretor municipal de Trânsito de Rolândia, Gerson dos Santos, explica que o próximo passo será o estabelecimento de convênio com o Detran- PR, para definição de quais serviços o município vai assumir, se todos os previstos ou apenas parte deles. “Provavelmente caberá ao novo departamento municipal atender as pessoas, fornecendo carteirinhas de idoso, de pessoas com deficiência e também receber recursos de multas. Ao celebrar o convênio será possível optar pela definição dos agentes de trânsito, se a Polícia Militar será a designada ou será realizado concurso para contratações com esse fim”, conta Santos. Ele prevê que este convênio se concretize para início de 2022.

Gerson dos Santos, diretor municipal de trânsito de Rolândia e Tatiana Corrêa, gerente da ACIR

O novo órgão municipal vai cuidar de execuções (alterações de fluxo da via, sinalização, obras, melhorias), ações de educação (campanhas educativas no trânsito) e fará a fiscalização (último passo do processo, após estruturas físicas em ordem e conscientização da população, será feita a cobrança de multas e penalidades aos infratores).

O estacionamento rotativo será implementado quando houver definição sobre os agente de trânsito. “É preciso aguardar a definição do agente fiscalizador, que atualmente está a cargo da Polícia Militar e subordinada ao Detran-PR nessa situação. Com esta definição das funções do departamento no município haverá autonomia para gerenciarmos melhor a questão da fiscalização do trânsito, e não mais depender da esfera estadual”, finaliza o diretor.

MAIS SOBRE O CONSELHO
As reuniões mensais são realizadas no auditório da ACIR e se houver necessidade, reuniões extraordinárias podem ser convocadas. A próxima reunião ordinária será em 5 de novembro. A comunidade pode apresentar demandas diretamente ao grupo e também por meio de formulário no site da Prefeitura e estas serão analisadas pelo Conselho.

Recentemente foi aprovado pelo Conselho a execução de faixas elevadas para travessia de pedestres em todas as escolas e postos de saúde do município. Uma medida que visa aumentar a conscientização de motoristas e pedestres sobre comportamento seguro no trânsito.

PARTICIPAR PARA AJUDAR
A participação do empresário Bertoncello, associado à ACIR, é um exemplo positivo de ação para a mudança. Proprietário da loja em funcionamento desde 1992, ele acredita que é por meio do interesse em tomar parte dos assuntos que a realidade pode melhorar. “Eu me oferecei para ajudar e participar do Conselho em nome da ACIR porque só conhecendo o que realmente acontece é que se pode propor mudanças ou soluções. Falar sem conhecer não é o melhor caminho”, defende.

Os membros do Conselho são: do Poder Executivo, um pela Secretaria de Serviços Públicos e outro pela Secretaria de Planejamento, um representante da Câmara Municipal de Rolândia, um representante do Conselho do Plano Diretor, outro da Associação de Engenheiro, Arquitetos e Agrônomos de Rolândia, dois representantes da comunidade e um representante da Polícia Militar. Os membros foram nomeados formalmente pelo Decreto 237, de 23 de julho de 2021.

Comunicação ACIR