Pesquisar
Close this search box.

ACIR promove reunião com representantes do Poder Público e empresários para debaterem sobre o cenário das ruas de Rolândia.

Na tarde da última terça-feira (04), na sede da ACIR, aconteceu uma reunião envolvendo representantes da entidade e também dos seguintes órgãos públicos: Prefeitura Municipal, 15° Batalhão da Polícia Militar, Câmara de Vereadores e Secretaria de Assistência Social.

Em nome da entidade se fizeram presentes na reunião o Presidente da ACIR Aleksander Monteiro, os diretores Fernando Souza, José Diniz, Cláudio Motta, Fábio Fernandes e Rafael Negrão e também as colaboradoras Jessica Michelle e Marcela Ferrari.

A pauta foi direcionada aos andarilhos e vendedores ambulantes. Pauta essa que foi levantada através de queixas e denúncias vindas dos associados da ACIR e também da população.

Para representar a classe dos associados da entidade e também os empresários que sofrem diretamente com esta problemática, estiveram presentes André Coelho – Aracalce, Bruno Ideriha – O Boticário e também Paulo Zorzela – Rede de Supermercados Boa Compra e Santa Lúcia.

O objetivo em reunir todos  para discutir a temática foi buscar soluções em conjunto para que o mais breve possível alguma providência seja tomada.

Em primeiro momento, o Presidente apresentou um material que evidenciou a grande concentração de vendedores ambulantes e andarilhos que ocupam a cidade tanto na área central quanto na Vila Oliveira, juntamente com depoimentos em forma vídeo de comerciantes relatando o dia-dia com situações de coação e até ameaças desferidas pelos indivíduos em questão.

Após a apresentação, a palavra foi cedida aos representantes do comércio e também ao representante da comunidade para que ambas as partes relatassem situações desde ameaças até o quanto suas vendas estão sendo afetadas. Além disso, os mesmos puderam dar sugestões e também tirar dúvidas com os demais representantes.

A seguir, a palavra foi passada para os órgãos públicos, onde os representantes puderam contextualizar à todos como cada uma das entidades já está lidando com a problemática, e outras questões foram abordados como por exemplo: a falta de conscientização da população ao dar esmolas, o número reduzido de efetivos para a fiscalização, e também os direitos que os andarilhos e ambulantes possuem.

O último tema da pauta foram os módulos policiais e sua funcionalidade, o Presidente Aleksander juntamente com a diretoria sugeriu uma nova revitalização dos espaços para que a polícia esteja presente nos dois comércios da cidade para maior segurança dos mesmos.

Sendo assim, todos os representantes presentes firmaram um compromisso de trabalharem juntos em uma campanha de conscientização da população e também em se reunirem em aproximadamente 60 dias para analisar quais medidas serão tomadas.

A ACIR, como Associação Empresarial do município expressa sua gratidão pela presença de todos e pelo interesse em comum em tornar Rolândia uma cidade cada vez melhor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp