Lançamento do Projeto “Embutidos de São Martinho” – A gastronomia que dominará o mundo.

Foi apresentado na tarde da última terça-feira (24/05), no auditório da ACIR, o Projeto “Embutidos de São Martinho”, em busca do maior desenvolvimento dos produtos do Distrito de Rolândia, que já é conhecido como a Capital dos Embutidos.

Participaram do encontro o prefeito Ailton Maistro, a secretária de Cultura e Turismo Flávia Galbero, a secretária de Saúde Karla Ulinski, o secretário de Desenvolvimento Econômico Horácio Negrão, o Gerente do Sebrae Fabrício Bianqui, o gerente do IDR-Shiguedy Kato, o presidente da ACIR Fábio Fernandes da Silva, os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara), Cristina Piereti, Professora Janaína Beneli, Sandro Leonardi, Vilmar Boy e Isaac Altino, o consultor do SEBRAE Rubens Negrão, representantes da ACIR, SEBRAE, IDR-PR, servidores municipais e convidados.

A apresentação do projeto foi ministrada por Rubens Negrão – Consultor e coordenador estadual do programa Alto Potencial do Sebrae Paraná. O Consultor ressaltou a parceria de longa data do SEBRAE com a ACIR, e agradeceu pelo apoio institucional da Associação.

A Turistóloga Flávia Galbero  disse que o novo projeto trará visibilidade para o Distrito e à cidade de Rolândia, além de oportunidades de negócios, e também abrirá portas para que o turismo rural se desenvolva mais no município.

Terezinha Freire, Coordenadora Estadual de Turismo rural do IDR – Paraná parabenizou o município e afirmou que a gastronomia local movimenta o turismo, um complementa o outro.

A Coordenadora completou dizendo que o Paraná é muito rico em produtos potenciais e pode sim ser reconhecido nas pequenas cidades também, por produtos que não são derivados apenas das grandes cidades.

Fabrício Bianchi – Gerente da regional norte do SEBRAE destacou o trabalho da ACIR para com o associativismo na cidade de Rolândia, e a preocupação em fazer com que cada um dos associados tenha a visão de constante desenvolvimento.

O Gerente ressaltou a importância da região ter uma IG – Indicação Geográfica, basicamente um índice de qualidade e da procedência dos produtos, para que além dos consumidores quererem adotar a gastronomia local, a mesma pode se tornar referência a nível internacional.

Maria Isabel Guimarães –  Coordenadora Estadual de Agronegócios do SEBRAE Paraná – realizou uma completa palestra sobre Indicações Geográficas, frisando os desafios e os benefícios que o projeto pode alcançar.

Ao fim da palestra, foi apresentado um termo de interesse para os empresários para que o projeto tenha continuidade, e o próximo passo será estabelecer um grupo dos empresários interessados no projeto, inicialmente serão empresas de Rolândia e São Martinho.

As empresas que tiverem interesse no projeto podem entrar em contato com a ACIR pelo telefone: 3256-1063.