Futuridade: ACIR E CODESE apresentam contribuições aos candidatos à Prefeitura

Em mais uma edição da iniciativa FUTURIDADE, pela ocasião das eleições municipais, ACIR e CODESE apresentaram juntos um documento com 11 sugestões para a nova gestão do município. Elaborado por mais de 80 pessoas, que compõem as câmaras técnicas do CODESE, as propostas contemplam áreas de atuação no município desde saúde, educação, segurança, como também temas de inovação, desenvolvimento econômico e gestão pública.

.

Estiveram presentes todas as quatro chapas que pleiteiam os cargos de prefeito e vice-prefeito nessa eleição: Ailton Maistro e Marcio Vinícius (PSL), Alex Santana e João Ardigo (PSD), Delegado Lara e Regina Cabral (PODE) e Miltinho Alves e Geraldo Moço (PROS). Também compareceram os secretários municipais Marcos Gabriel (Finanças) e Paulo Lima (Chefe de Gabinete) representando o Executivo atual.

Além destes convidados, estiveram presentes alguns diretores da ACIR, membros do CODESE e representantes do SEBRAE e Comitê Gestor da Lei Geral, entidades escaladas para falar durante o evento, e Arlindo Armacollo, como anfitrião do espaço Museu Izidoro Armacollo.

ACIR

Fábio Fernandes, presidente da ACIR, em discurso relembrou a importância da iniciativa como um símbolo de valorização da cidade. “Precisamos contemplar o resgate cultural e o senso de pertencimento entre os cidadãos de Rolândia, além de finalmente dar o devido crédito ao potencial econômico que temos”, defendeu. Recordou o envolvimento da ACIR no processo de formação do Conselho de Desenvolvimento que hoje se apresenta como CODESE, quando houve visitas a outras cidades para conhecer seus conselhos. “Com o envolvimento dos diretores da Associação e o apoio a esta causa, a ACIR certamente cumpre seu papel na sociedade de Rolândia”, reforçou. “Estamos sempre disponíveis a contribuir com parcerias, estudos e o que mais for possível”, finalizou.

Alexandre Farina (Codese), Fábio Fernandes (ACIR), Nilson Giraldi (Codese), Rubens Negrão (SEBRAE), José Carlos Salgueiro (Codese) e Vitor Negrão (Comitê da Lei Geral MPE)

Pelo CODESE, Alexandre Farina, membro da diretoria, falou sobre o processo de construção do material que se consolidou no documento apresentado. “Estamos fazendo história em Rolândia como sociedade civil organizada. Trabalhando para construir o futuro sem deixar de considerar a história e as relações já estabelecidas, mas também trazendo confiança para seguir em frente”. Mencionou ainda como o Comitê Gestor e as câmaras técnicas do CODESE trabalharam juntos, inclusive com o apoio da atual gestão municipal, para que o CODESE se firmasse como o Conselho estruturado que hoje se apresenta. “Reforçamos que a gestão do município pode confiar na ACIR e no CODESE, pois trata-se de uma construção em conjunto para uma Rolândia melhor”, afirmou.

.

Yuri Inez, como representante da comissão que reuniu as informações de todas as câmaras técnicas do CODESE neste documento final, apresentou o documento em si, partindo de análise macro inicial identificada para Rolândia, e as onze propostas multidisciplinares. Ao final, Yuri relembrou que “o objetivo não é esgotar o tema, pelo contrário, é provocar a reflexão dos gestores públicos e nos colocarmos à disposição para colaborar no que for possível”.

Rubens Negrão, agente do SEBRAE em Rolândia, explicou o papel da entidade como ator no fomento ao empreendedorismo e à competitividade das MPE´s (Micro e pequenas empresas) no município. “O suporte se estende também ao ambiente de negócios, para impactar positivamente no desenvolvimento destes pequenos empreendimentos”, informou. Na formação do CODESE em Rolândia o papel do SEBRAE esteve presente na metodologia dos encontros e atividades.

Encerrando as falas do evento, Victor Negrão, empresário da cidade, explicou a formação e a atuação do Comitê Gestor municipal da Lei Geral, formado para concretizar maior apoio às MPE´s a partir da lei federal. O Comitê reúne secretários municipais, ACIR, Associação Contabilista entre outras entidades com representatividade na cidade.

O documento com as propostas apresentadas aos candidatos a prefeito é de caráter público e está disponível para quem tiver interesse.

Comunicação ACIR