Paraná cria agências de desenvolvimento regional

Da Agência de Notícias do Paraná:

Para aumentar a competitividade das empresas do estado e incentivar o desenvolvimento por regiões, o programa que cria a Ageuni (Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável) foi lançado na terça-feira, 5 de outubro, pelo governo do estado.

O programa será implementado pelas sete universidades estaduais do Paraná, com o objetivo de identificar vocações e impulsionar processos, serviços ou produtos inovadores para novos empregos e geração de renda.

As agências foram idealizadas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, responsável pelas Universidades Estaduais, e inicialmente vão receber aporte de R$ 10 milhões.

INICIATIVAS REGIONAIS
Tal iniciativa visa atender as necessidades de cada região, conforme o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. “O Paraná tem diferentes realidades, e em cada região é preciso fazer uma atuação focada em seu desenvolvimento. E a maior agência de desenvolvimento regional que temos são as universidades. Nenhuma outra estrutura que se crie vai equivaler em termos de potencial ao que elas representam”, afirmou Bona.

As agências terão um Comitê de Gestão, que será responsável por escolher os projetos a serem viabilizados. Além das universidades estaduais, haverá a participação de empresas, entidades do setor produtivo e municípios (prefeituras e associações municipais).

As atividades da Ageuni contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.

Compõem a governança da Ageuni a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria da Fazenda, a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes e as próprias instituições de ensino superior. Haverá ainda a participação da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); Federação da Agricultura do Paraná (Faep); Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR); Associação de Municípios do Paraná (AMP); e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Para amparar a atuação das Ageuni, o estado já aprovou o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Paraná, composto pela Lei de Inovação (Lei nº 20.541/2021) e a Lei de Fundações de Apoio (Lei nº 20.537/2021).

Mais informações em: https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=115689&tit=Parana-cria-agencias-de-desenvolvimento-regional-para-impulsionar-novas-vocacoes

Comunicação ACIR