Pesquisa Faciap revela OTIMISMO nas vendas para Black Friday e final de ano

Em nova pesquisa realizada entre as principais cidades paranaenses, a Federação das associações comerciais do nosso estado – Faciap – atestou o predomínio do otimismo entre os empresários do Paraná para esta época do ano, com descontos de Black Friday e a proximidade do Natal.

O foco das entrevistas realizadas entre os comerciantes foi, em sua maior parte, entre microempresas, as quais empregam até 9 funcionários. Entre animados, preocupados e desanimados, especialmente a região de Londrina lidera entre o índice “animados”.

Observou-se que a maior parte dos comerciantes acredita que as vendas do Natal deste ano vão superar as do ano passado. Entre as razões, o avanço da vacinação e a melhora nos índices da pandemia são os principais a colaborar para a segurança das pessoas saírem, aumentando o movimento nas lojas.

A expectativa é de um crescimento de 14% no volume de vendas.

CONTRATAÇÕES
A pesquisa questionou também os comerciantes sobre contratações de funcionários, e mais uma vez a região de Londrina liderou as respostas positivas, especialmente com a chegada do final do ano e aumento no volume de vendas. A maior parte das contratações é prevista inicialmente como temporária, como é tradicional para dezembro todos os anos.

A média observada é de contratação de duas pessoas para compor quadro de funcionários de forma temporária.

Mais detalhes da pesquisa encomendada pela FACIAP estão disponíveis no site
imagem: FACIAP/reprodução